Esta é a Alice que um dia, durante um passeio de barco no rio Tâmisa, pediu ao seu amigo Lewis Carrol para lhe contar uma história fantástica...
Esta é a Alicepopularizada por Walt Disney, aquela miúda de vestido azul que foi tirar uma soneca e acabou caindo dentro duma árvore maravilhosa, encontrou um coelho estressado e um gato sorridente, tomou chá com um chapeleiro maluco e quase ficou sem a cabeça no reino de uma rainha de cartas.
Esta será a Alice em 2010! Crescida, volta ao seu país das maravilhas, agora numa recriação tridimencional de Tim Burton. Estamos todas curiosas para conhecer as novas aventuras da miúda. Já vimos que o chapeleiro está bem mais estravagante!
Crianças e suas Histórias, Paula Rego, 1989 O Príncipe Porco e a Primeira Noiva, Paula Rego, 2006 O Príncipe Porco Casa com a Terceira Irmã, Paula Rego, 2006
O passeio deste domingo chuvoso foi até Cascais, à Casa das Histórias Paula Rego. Neste novo edifício encontra-se uma boa coleccção de pinturas, desenhos e gravuras da artista. Muitas bonecas, muitas mulheres... e sempre o traço forte e marcante da Paula Rego. Gostamos!
Estamos tão ocupadas que deixamos passar uma data tão importante em branco! Dia 24 de Novembro, após 188 mensagens publicadas e mais de 3600 visitas, comemoramos o primeiro aniversário do nosso blog! As Maria Trapo agradecem a todos que por cá passaram. Continuem a aparecer!
"A Charada da Bicharada", da Alice Vieira, com ilustrações lindas da Madalena Matoso, pode ser visto com narração da autora aqui. Nós adoramos! Vimos 3 vezes seguidas... Conseguem achar a bicharada no meio da bonecada?
Hoje há festa numa certa aldeia gaulesa... Astérix e Obélix fazem 50 anos! Devem estar a bater nuns romanos, a carregar uns menires e a comer uns javalis, que isto é que é comemoração! Em Paris, ganharam uma exposição só para eles, e até o Google lhes prestou homenagem hoje!
Parece que acabou o verão! Gostamos de calor, sol e céu azul, mas já estávamos saudosas das nuvens e pingos d'água típicos do Outono. Já estamos preparadas para a chuva, e com vontade de sentar à beira da lareira para fazer tricot!
Paixão antiga: a Pantera Cor-de-Rosa! A animação é maravilhosa e os grafismos fantásticos. A banda sonora, nem se fala... Vamos coleccionar os dvds do jornal!!!
Os japoneses são conhecidos pela sua paciência e minúcia. Mas como vemos nesta foto, dominam outros campos, literalmente falando. Com um incrível dominío da proporção e da técnica, vemos na foto uma das plantações de arroz no Japão que ganham um colorido especial no verão. A comunidade de agricultores de Inakadate é uma das mais conhecidas por produzir este trabalho, conseguido com a plantação de mudas de folhas de cores diferentes que, vistas a partir de uma determinada altura, transformam-se em quadros nas plantações de arroz.
Diz a Wikipédia, que as representações taurinas de variadas fontes arqueológicas encontradas na península Ibérica, estão quase sempre relacionadas com as noções de força, bravura, poder, fecundidade e vida, que simbolizam o sentido ritual e sagrado que o touro ibérico teve na Península. Afinal, a mania dos touros já é bem mais antiga que as touradas...