A alguns meses comemoramos o aniversário da nossa amiga Barbie, lembram-se? Pois, na altura enviamos um cartão de Parabéns à ela, com fotos nossas, claro. E não é que acabámos de receber uma carta de agradecimento com uma foto recente da nossa amiga cinquentona. Enxuta, não?
Ilustração Científica
Seguindo as comemorações darwinianas deste ano, a C está a participar num workshop de ilustração científica no Pavilhão do Conhecimento. Por mera curiosidade, visto não gostar de animais e não ser grande fã de plantas (ela bem tenta ter umas em casa, mas não tem o dedo verde!). Mas como gosta de desenhar, está lá, a babar nos desenhos. A capacidade de desenho de retrato fiel da C é muito limitada, e ver os trabalhos ricos e detalhados dos ilustradores científicos é fantástico. Seguindo a dica do palestrante, fomos ver o trabalho do Ernst Haeckel (1834-1919). Desenhos maravilhosos... e cheios de cor!
Maria Achocolatada
Páscoa chegando.... e a Maria entrou para o ovo de chocolate!
Por que os ovos? Lá fomos nós pesquisar no wikipédia:
"O hábito de dar ovos de verdade vem da tradição pagã e o de trocar ovos de chocolate surgiu na França. Na Ucrânia, por exemplo, centenas de anos antes da era cristã já se trocavam ovos pintados com motivos de natureza - chamados pêssanka - em celebração à chegada da primavera. Os chineses e os povos do Mediterrâneo também tinham como hábito dar ovos uns aos outros para comemorar a estação do ano. Para deixá-los coloridos, cozinhavam-os com beterrabas. Mas os ovos não eram para ser comidos. Eram apenas um presente que simbolizava o início da vida. A tradição de homenagear essa estação do ano continuou durante a Idade Média entre os povos pagãos da Europa. Eles celebravam Ostera, a deusa da primavera, simbolizada por uma mulher que segurava um ovo em sua mão e observava um coelho, representante da fertilidade, pulando alegremente ao redor de seus pés. Os cristãos se apropriaram da imagem do ovo para festejar a Páscoa, que celebra a ressurreição de Jesus. Na época, pintavam os ovos (geralmente de galinha, gansa ou codorna) com imagens de figuras religiosas, como o próprio Jesus e sua mãe, Maria. Na Inglaterra do século X, os ovos ficaram ainda mais sofisticados. O rei Eduardo I (900-924) costumava presentear a realeza e seus súditos com ovos banhados em ouro ou decorados com pedras preciosas na Páscoa. 800 anos depois, os confeiteiros franceses tivessem a idéia de fazer os ovos com chocolate - iguaria que aparecera apenas dois séculos antes na Europa, vinda da então recém-descoberta América. Surgido por volta de 1500 a.C., na região do golfo do México, o chocolate era considerado sagrado pelas civilizações Maia e Asteca. A imagem do coelho apareceu na mesma época, associada à criação por causa de sua grande prole."
Grande explicação! Ficamos a saber muitas coisas nesta Páscoa!
Muitos ovinhos à todos!
Pensamentos de C sobre o youtube
Noutro dia uma amiga afirmou: "Nunca vi antes, mas tenho a certeza que este vídeo do Atirei o Pau no Gato no youtube, é seu. É o seu traço!". Fui olhar o youtube e realmente era um dos vários clips que fiz a alguns anos, mas não gostei do resultado do meu trabalho, e não falei sobre o assunto. Fiquei muito orgulhosa por ter o meu traço reconhecido! O clip tinha sido visto por mais de 250mil pessoas!? E lá estava o O Areias é um Camelo, da mesma colecção e visto por mais 200mil pessoas... Hoje fui a procura de outros trabalhos do tempo da animação e achei o genérico do Jardim da Celeste, que colori antes de existir youtube! Só em 2 posts foi visto por mais de 630mil espectadores. Faço design gráfico, ilustração, bonecas, vídeo, curta metragens, mas definitivamente, estas são as audiências recordes do meu trabalho. Youtube é sem dúvida uma mostra do poder da internet, um dos canais de divulgação mais poderosos que temos! Ass. C
Subscribe to:
Posts (Atom)